Santo Antônio

Vila de Santo Antônio

A Vila de Santo Antônio, leva o nome do padroeiro cuja imagem de 14,5ms de altura está no Santuário, ao lado da igrejinha. Cortado pelo rio Santo Antônio, tem praias lindas que se unem às do Guaiú e está distante 13km da Aldeia Mata Medonha onde vivem os indígenas da etnia Pataxó produzindo artesanato e agricultura familiar.

Guaiú é a terceira Vila, cujo nome vem de um tipo de formiga de correição, espécie própria de regiões tropicais, é também nome do rio que corta o povoado. Não fazem muitos anos, era uma localidade de pescadores e de produtores de coco e piaçava.

A simplicidade da vida rural em contraponto com as belas praias atraiu veranistas que convivem em harmonia com os nativos.
As três Vilas do Município de Santa Cruz Cabrália, apesar de distintas, têm em comum um jeito baiano do extremo sul, mestiço de índios, negros e com influência de brasileiros de diversas regiões e estrangeiros que escolheram essa região para viverem junto à natureza. São sotaques e culturas que se mesclam de um jeito especial, como a mistura das águas dos rios quando desaguam no oceano…

O grande privilégio para todos: apenas na região sul do Brasil o Oceano Atlântico tem recifes de coral verdadeiros e dois estão na região dentro do Parque Marinho de Coroa Alta. Os recifes de Coroa Alta e do Araripe revelam uma enorme diversidade de algas, peixes e outros organismos. Na maré baixa piscinas naturais se formam, onde vivem várias espécies de peixes e corais que podem ser vistas, mas não tocadas.